Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

C U R O P O S

É CUROPOS UMA DAS MAIS BELAS E ANTIGAS ALDEIAS DE PORTUGAL * SITUADA NO MEIO DE MONTES VERDEJANTES, ONDE SOBRESSAIEM OS CASTANHEIROS, OS PASTOS, OS CHOUPOS E AS VINHAS * TERRA DE GENTE BOA * VEM VISITAR * VALE A PENA PELOS MUITOS PONTOS DE INTERESSE

C U R O P O S

É CUROPOS UMA DAS MAIS BELAS E ANTIGAS ALDEIAS DE PORTUGAL * SITUADA NO MEIO DE MONTES VERDEJANTES, ONDE SOBRESSAIEM OS CASTANHEIROS, OS PASTOS, OS CHOUPOS E AS VINHAS * TERRA DE GENTE BOA * VEM VISITAR * VALE A PENA PELOS MUITOS PONTOS DE INTERESSE

PARA VERES MAIS VAI NA BARRA LATERAL (ARQUIVO) E CLICA NOS VÁRIOS MESES

Curopos em 1758

      

 Respostas do Padre António Alvares a um questionário do rei sobre a nossa terra.

Muito interessante.

(Escrita da época, vale a pena ler)

Notícia do que Sua Magestade Fidelissima procura saber desta terra hé o seguinte:

1. Curopos hé hum lugar pequeno, Provincia de trás dos Montes, terra de Vinhais, do Bispado de Miranda do Douro. Senhor donatario da terra hé o Senhor Conde de Atouguia.

2. Está posto em huma planice e nam se avista nada dele e ainda que muito perto com o lugar de Val de Janeiro e Valpaço e espinhoso pois nam dista mais de hum coarto de legoa. De humns aos outros hé Reverendo Joam de Sá Pireira do Lago,Abbade de Santo Lourenço, do lugar de Rebordelo e pello Reverendo Doutor Manuel de Chaves, abbade de Candedo, freguezia de Santo Niculau e suas anexas.

3. Vezinhos tem quarenta, as pessoas que tem entre grandes e pequenos fazem o numero de cento e noventa.

4. Nam se descobre delle lugares, nem villas.

5. Tem termo de seco coanto coltivam os lavradores.

6. A parrochia esta no meio do lugar, hé freguezia por si só.

7. O horago hé Santa Maria Magdalena. Tem três altares, hum do mesmo orago e outro de Santo Sebasthiam e outro da Senhora dos Prazeres. Nam tem rendimentos, tem huma irmandade de Santissimo Sacramento.

8. O parrocho hé cura anual aprezentado pellos reverendos benefeciados supra. O rendimento da igreja oito mil réis, vinte e dois alqueires de trigo e vinte de centeio, e doze almudes de vinho.

9. Os frutos que dá este lugar mais abundancia ainda que pouco são os seguintes: pam centeio, algum trigo, castanha, vinho, peras, melancias, cereijas, ameixoas.

10. Nam há juiz ordinario, nem camara, está sogeito a villa de Vinhais.

11. Neste  lugar nam tem florecido pessoa alguma por Letras ou Armas.

12. Nam tem correio, serve o de Bragança e dahi vai pera a villa de Chaves, sai a Terça Feira e recolhe-se em Savado. De Bragança a Chaves são doze legoas, de Miranda, cidade capital do Bispado de Lisboa, capital do Reino, são oitenta legoas.

13. Nam há fontes, nem lagos do que se procura que nome tenham.

14. Nam tem terra murada.

15. A estes interrogatorios do rio nam tenho noticia que dar, nem de tudo o mais que se procura, por estarem distantes do povo e nam chegarem a minha noticia a qualitade das suas agoas nem noticia que tenha saido ouro e outros metais nas suas areas.

E por verdade passei a prezente que assignei, de Curopos e Abril, 9 de 1758.

                                  " Padre Antonio Alvares "

 

                                                    

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.